terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Objetivo da Psicoterapia

     O objetivo principal da Psicoterapia é despertar o desejo de movimento e atualização em direção à saúde, bem como, trabalhar o ser humano de forma concreta e não fragmentada como um todo levando em consideração aspectos físicos, emocionais, mentais e relacionais. Para Maturana (1997), a efetividade da psicoterapia, individual ou familiar, se baseia no fato de que, no fluir emocional a que ela necessariamente leva, terapeuta e cliente podem derivar em um espaço de convivência a partir do qual o espaço conversacional cotidiano do cliente possa mudar.
     Desta forma, o psicólogo clínico seja qual for a sua formação acaba por fazer um movimento mais amplo, pois a própria prática lhe conduz a uma mudança de postura devido às novas exigências, o que leva a um olhar sistêmico com uma multiplicidade de conexões. Enfim, deve-se caminhar para uma prática que englobe o sujeito, a família e o contexto sócio histórico enfatizando a relação entre eles, pois o sujeito não pode ser considerado isoladamente e sim numa visão dialética, contribuindo para diluir a cisão existente entre indivíduo e grupo, externo e interno, intrapsíquico e interacional.
     Com isso, as intervenções sejam em qualquer contexto não exigem regras pré-determinadas, pois não é uma técnica, mas uma ética do saber e do fazer terapêutico articulando a intervenção dirigindo-se ao(s) sujeito(s) a fim de proporcionar um bem dizer, sendo que os atendimentos focam nas possíveis soluções, criando condições de um potencial criativo para que o cliente/sistema possa vir a fazer mudanças necessárias no comportamento e/ou nas suas crenças e valores, isto é, mudanças diante do contexto, bem como do padrão de interação vigente no sistema ou na sua vida possibilitando que este faça suas próprias escolhas e aja com discernimento diante dos vínculos criados e/ou mantidos que lhe pareçam mais adequados ou desejáveis.

“Aceitar que aquilo que nasce em nós não está unicamente ligado à nossa própria história, mas tem igualmente um sentido e uma função com relação ao sistema terapêutico onde esse sentimento aparece”. Mony Elkaim.

Referências Bibliográficas

ELKAIM, Mony. Panorama das terapias familiares. Volume 1. São Paulo: Editora Summus, 1998, seção II.
MATURANA, H. Ontologia do conversar. In: MAGRO, C., GRACIANO, M. (orgs). A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

Quando Procurar um Psicólogo(a):

-Alguns conflitos na relação, que comumente são demandas para o serviço de psicologia:

*Relacionamentos com familiares (pai, mãe, marido/esposa, filhos, avós, tios);
*Acontecimentos familiares marcantes (adoções, perdas, doenças psiquiátricas, mortes precoces,  assassinatos, suicídio, abortos, abuso/ofensa sexual, entre outros);
*Relacionamento interpessoal (sexualidade, amantes, parceiros amorosos e sexuais, amigos, colegas);
*Problemas de saúde (dores crônicas, obesidade, depressão, câncer, problemas cardíacos, entre outros);
*Envolvimentos com drogas, alcoolismo, tabagismo;
*Conflitos profissionais com chefes, colegas, empresas;
*Questões empresariais e administrativas (abertura de empresa; fracasso X sucesso; perda financeira; dificuldades na liderança; mudanças de carreira; recolocação profissional).


4 comentários:

  1. Gosto tanto dos seus textos, Cibele.
    Já estou à espera do próximo.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliana, agradeço o elogio!
      Não consigo escrever e postar com a velocidade que você produz! Você está de parabens por publicar assuntos variados e interessantes em seu blog!
      Escrever, ou seja, produzir algo a partir do que se aprende ou pratica não é fácil, mas vou caminhando passo a passo! rsrs
      Um grande beijo!!

      Excluir
    2. Compreendo perfeitamente...Até porque muito do que publico já tinha escrito há algum tempo! Apontamentos, notas, textos que dava aos meus alunos (na altura em que dei formação)... Há já algum tempo que não escrevo nada de novo!! Por enquanto estou só a usar o meu stock...Em Março vou tirar umas férias e espero, nessa altura, atualizar as minhas leituras e a minha escrita...

      Excluir
  2. Ficarei aguardando as suas atualizações!! Bjos

    ResponderExcluir